Inglês - Atendimento
Objetivos
·
Aplicar
vocabulário específico da língua inglesa, na comunicação verbal com clientes
estrangeiros, no processo de atendimento
Conteúdos
·
Linguagem específica aplicada às diferentes fases do
atendimento, nas vertentes orais e escritas
·
Expressões idiomáticas
Higiene e Segurança Alimentar + Higiene e Segurança no Trabalho na
restauração
Objetivos (HSA)
·
Desenvolver os procedimentos adequados
para as boas práticas de higiene na produção/confeção dos alimentos
Conteúdos
·
Noções de
microbiologia
·
Noções de
higiene
·
Conservação e
armazenamento de géneros alimentícios
·
Noções de
limpeza e desinfeção
·
Introdução à
aplicação do APPCC (Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controlo)
+
Objectivos(HST)
·
Identificar as
normas e procedimentos de segurança na restauração.
·
Aplicar as
normas de higiene pessoal, dos espaços, das instalações e dos equipamentos.
·
Reconhecer a importância
das normas de saúde no exercício das profissões da restauração.
·
Aplicar
procedimentos de prevenção e controlo de acidentes e riscos em contexto
profissional.
Conteúdos
·
Normas de
segurança e higiene na restauração
o
Sinalização de
segurança das instalações e equipamentos
o
Manuseamento de
equipamentos
o
Normas de
higiene pessoal, dos espaços, das instalações e dos equipamentos
o
Proteção
coletiva e individual
o
Uniformes
o
Produtos
perigosos (rotulagem, armazenagem e manuseamento)
·
Condições de
saúde dos profissionais da restauração
·
Tipos de risco e
seu controlo
o
Incêndios
o
Riscos elétricos
o
Trabalho com
máquinas e equipamentos
o
Movimentação
manual e mecânica de cargas
o
Organização e
dimensionamento do posto de trabalho
o
Posturas no
trabalho
o
Iluminação
o
Atmosferas
perigosas
o
Ruído
·
Gestão do risco
o
Consequências
dos acidentes de trabalho
o
Avaliação do
risco profissional
·
Procedimentos de
emergência e risco
o
Técnicas de
atuação e orientação
o
Caixa de
primeiros socorros
Alemão
Objetivos
·
Aplicar
os princípios básicos da compreensão e expressão oral e escrita em alemão
Conteúdos
Competências de interpretação
·
Ouvir/Ver
o Compreensão
de textos simples, breves e claros relacionados com aspetos da vida quotidiana
e/ou com as áreas de interesse dos adultos.
o Compreensão
das ideias gerais de um texto em língua corrente sobre aspetos relativos aos
tempos livres, bem como temas atuais e assuntos do interesse pessoal e/ou
profissional dos adultos, quando o discurso é claro, pausado e adequado ao seu
nível linguístico.
o Compreensão
do conteúdo informativo simples de material audiovisual (entrevista, conversa
telefónica, conversa informal entre pares, outros).
·
Ler
o Compreensão
de textos curtos e simples sobre assuntos do quotidiano, variando o grau de
complexidade dos textos de acordo com as competências evidenciadas pelos
adultos.
o Deteção
de informação previsível concreta em textos simples de uso comum (conversa
telefónica, entrevista, outros).
o Compreensão
de textos simples em língua corrente sobre assuntos do quotidiano e
relacionados com as áreas de formação e/ou atividade profissional dos adultos.
o Perceção
de acontecimentos relatados, assim como sentimentos e desejos expressos.
o Comunicação
em situações do quotidiano implicando troca de informação simples e direta
sobre assuntos e atividades correntes, variando o grau de complexidade dos
textos de acordo com as competências evidenciadas pelos adultos.
o Participação
em conversações curtas, com recurso a vocabulário circunscrito, sem necessidade
de sustentar, aprofundar ou prolongar os diálogos.
o Participação,
com preparação prévia, em conversas simples sobre assuntos de interesse pessoal
ou geral da atualidade.
Competências de produção.
·
Falar/Escrever
o Uso de frases simples e curtas para falar da família,
dos outros e do seu percurso pessoal, variando o grau de complexidade dos
textos de acordo com as competências evidenciadas pelos adultos.
o Produção, simples e breve mas articulada, de
enunciados para narrar, descrever, expor informações e pontos de vista.
o Comunicação em situações do quotidiano que exigem
apenas troca de informação simples e direta sobre assunto e atividades
correntes.
o Participação em conversações curtas, com recurso a
vocabulário circunscrito, sem necessidade de sustentar, aprofundar ou prolongar
os diálogos.
o Participação, com preparação prévia, em conversas
simples sobre assuntos de interesse pessoal ou geral da atualidade.
o Escrita de textos curtos e simples relacionados com
aspetos da vida quotidiana
o Escrita de textos simples e estruturados sobre
assuntos conhecidos e do seu interesse.
o Intervir tendo em conta que os percursos individuais
são afetados pela posse de diversos recursos, incluindo competências ao nível
da cultura, da língua e da comunicação
o Agir em contextos profissionais, com recurso aos
saberes em cultura, língua e comunicação.
o Formular opiniões críticas mobilizando saberes vários
e competências culturais, linguísticas e comunicacionais.
o Identificar os principais fatores que influenciam a
mudança social, reconhecendo nessa mudança o papel da cultura, da língua e da
comunicação.
Marketing
Digital
Objectivos
·
Utilizar a
Internet como estratégia de marketing, tendo em vista a otimização das vendas.
Conteúdos
·
Marketing
direto na Internet
o
E-mail e enquadramento legal
o
Regras básicas de utilização eficaz do e-mail
o
Utilizar o e-mail como estratégia de fidelização de
clientes
o
Gerir as reclamações via e-mail
·
Comunicação
personalizada e adaptada a cada cliente
o
Visitantes do seu site
o
Produtos e serviços à medida de cada cliente
o
Instrumentos para captar novos clientes
o
Produtos e serviços personalizados para antecipar
necessidades e exceder as expectativas de cada cliente
·
Internet na
estratégia de conquista e fidelização de clientes
o
Objetivo dos serviços de atendimento a clientes via
Internet
o
Identificar e atrair e-customers
o
Rentabilizar o custo de aquisição de novos clientes
o
Necessidades funcionais de cada cliente
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