sexta-feira, 3 de outubro de 2014


Inglês - Atendimento

Objetivos


·         Aplicar vocabulário específico da língua inglesa, na comunicação verbal com clientes estrangeiros, no processo de atendimento


Conteúdos

·         Linguagem específica aplicada às diferentes fases do atendimento, nas vertentes orais e escritas
·         Expressões idiomáticas







 Higiene e Segurança Alimentar + Higiene e Segurança no Trabalho na restauração

Objetivos (HSA)

·         Desenvolver os procedimentos adequados para as boas práticas de higiene na produção/confeção dos alimentos

Conteúdos

·         Noções de microbiologia
·         Noções de higiene
·         Conservação e armazenamento de géneros alimentícios
·         Noções de limpeza e desinfeção
·         Introdução à aplicação do APPCC (Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controlo)


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Objectivos(HST)


·         Identificar as normas e procedimentos de segurança na restauração.
·         Aplicar as normas de higiene pessoal, dos espaços, das instalações e dos equipamentos.
·         Reconhecer a importância das normas de saúde no exercício das profissões da restauração.
·         Aplicar procedimentos de prevenção e controlo de acidentes e riscos em contexto profissional.


Conteúdos


·         Normas de segurança e higiene na restauração
o    Sinalização de segurança das instalações e equipamentos
o    Manuseamento de equipamentos
o    Normas de higiene pessoal, dos espaços, das instalações e dos equipamentos
o    Proteção coletiva e individual
o    Uniformes
o    Produtos perigosos (rotulagem, armazenagem e manuseamento)
·         Condições de saúde dos profissionais da restauração
·         Tipos de risco e seu controlo
o    Incêndios
o    Riscos elétricos
o    Trabalho com máquinas e equipamentos
o    Movimentação manual e mecânica de cargas
o    Organização e dimensionamento do posto de trabalho
o    Posturas no trabalho
o    Iluminação
o    Atmosferas perigosas
o    Ruído


·         Gestão do risco
o    Consequências dos acidentes de trabalho
o    Avaliação do risco profissional

·         Procedimentos de emergência e risco
o    Técnicas de atuação e orientação
o    Caixa de primeiros socorros



  
Alemão

Objetivos


·         Aplicar os princípios básicos da compreensão e expressão oral e escrita em alemão

Conteúdos

Competências de interpretação

·         Ouvir/Ver
o   Compreensão de textos simples, breves e claros relacionados com aspetos da vida quotidiana e/ou com as áreas de interesse dos adultos.
o   Compreensão das ideias gerais de um texto em língua corrente sobre aspetos relativos aos tempos livres, bem como temas atuais e assuntos do interesse pessoal e/ou profissional dos adultos, quando o discurso é claro, pausado e adequado ao seu nível linguístico.
o   Compreensão do conteúdo informativo simples de material audiovisual (entrevista, conversa telefónica, conversa informal entre pares, outros).

·         Ler
o   Compreensão de textos curtos e simples sobre assuntos do quotidiano, variando o grau de complexidade dos textos de acordo com as competências evidenciadas pelos adultos.
o   Deteção de informação previsível concreta em textos simples de uso comum (conversa telefónica, entrevista, outros).
o   Compreensão de textos simples em língua corrente sobre assuntos do quotidiano e relacionados com as áreas de formação e/ou atividade profissional dos adultos.
o   Perceção de acontecimentos relatados, assim como sentimentos e desejos expressos.
o   Comunicação em situações do quotidiano implicando troca de informação simples e direta sobre assuntos e atividades correntes, variando o grau de complexidade dos textos de acordo com as competências evidenciadas pelos adultos.
o   Participação em conversações curtas, com recurso a vocabulário circunscrito, sem necessidade de sustentar, aprofundar ou prolongar os diálogos.
o   Participação, com preparação prévia, em conversas simples sobre assuntos de interesse pessoal ou geral da atualidade.
Competências de produção.


·         Falar/Escrever

o    Uso de frases simples e curtas para falar da família, dos outros e do seu percurso pessoal, variando o grau de complexidade dos textos de acordo com as competências evidenciadas pelos adultos.
o    Produção, simples e breve mas articulada, de enunciados para narrar, descrever, expor informações e pontos de vista.
o    Comunicação em situações do quotidiano que exigem apenas troca de informação simples e direta sobre assunto e atividades correntes.
o    Participação em conversações curtas, com recurso a vocabulário circunscrito, sem necessidade de sustentar, aprofundar ou prolongar os diálogos.
o    Participação, com preparação prévia, em conversas simples sobre assuntos de interesse pessoal ou geral da atualidade.
o    Escrita de textos curtos e simples relacionados com aspetos da vida quotidiana
o    Escrita de textos simples e estruturados sobre assuntos conhecidos e do seu interesse.
o    Intervir tendo em conta que os percursos individuais são afetados pela posse de diversos recursos, incluindo competências ao nível da cultura, da língua e da comunicação
o    Agir em contextos profissionais, com recurso aos saberes em cultura, língua e comunicação.
o    Formular opiniões críticas mobilizando saberes vários e competências culturais, linguísticas e comunicacionais.
o    Identificar os principais fatores que influenciam a mudança social, reconhecendo nessa mudança o papel da cultura, da língua e da comunicação.



Marketing Digital
Objectivos

·         Utilizar a Internet como estratégia de marketing, tendo em vista a otimização das vendas.


Conteúdos

·         Marketing direto na Internet
o   E-mail e enquadramento legal
o   Regras básicas de utilização eficaz do e-mail
o   Utilizar o e-mail como estratégia de fidelização de clientes
o   Gerir as reclamações via e-mail

·         Comunicação personalizada e adaptada a cada cliente
o   Visitantes do seu site
o   Produtos e serviços à medida de cada cliente
o   Instrumentos para captar novos clientes
o   Produtos e serviços personalizados para antecipar necessidades e exceder as expectativas de cada cliente

·         Internet na estratégia de conquista e fidelização de clientes
o   Objetivo dos serviços de atendimento a clientes via Internet
o   Identificar e atrair e-customers
o   Rentabilizar o custo de aquisição de novos clientes
o   Necessidades funcionais de cada cliente






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